sexta-feira, 4 de abril de 2014

Desperdício de 300 Kg de alimentos por pessoa anualmente

O desperdício de alimentos “per capta” aumenta no planeta terra, onde há cada vez mais habitantes e uma procura maior por comida.
Segundo estimativas apresentadas pela FAO, agência das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, cada habitante do planeta terra manda para o lixo, anualmente, cerca de quase 300 Kg de alimentos.
Este desperdício de alimentos ocorre num planeta onde 842 milhões de pessoas passa fome, de um total de 7000 milhões de habitantes.
Na conferência regional da FAO para a Europa e Ásia Central realizada em Bucareste na Romênia, com ênfase do desperdício de alimentos, foi constatado um desperdício de alimentos na ordem de 1.3 milhões de toneladas de alimentos anualmente.
Para se ter uma ideia da magnitude do problema do desperdício de alimentos pela população mundial, se as perdas e o desperdício fossem reduzidos à metade, o aumento de alimentos necessários para alimentar a população mundial em 2050 seria de apenas 25% em vez dos 60% estimados atualmente, segundo o ministro brasileiro de Segurança Alimentar.
A questão do desperdício dos alimentos é mais visível em duas fases do processo alimentar: nas explorações, durante o processamento, transporte e armazenamento e na falta de regulação que inviabiliza a segurança alimentar de muitos produtos.
O custo anual dos desperdícios e das perdas de alimentos expresso no preço ao produtor, é de cerca de 750 mil dólares.
A crise social, financeira e econômica da Europa serviu para que muitas famílias nos estados mais afetados, aprendessem a ser mais racionais com a comida, sendo, contudo, insignificante o impacto na redução do desperdício dos alimentos segundo a FAO.
Da conferência da FAO que teve por objeto fomentar a agricultura e reduzir o desperdício dos alimentos, participaram mais de 300 delegados representando meia centena de países da Europa e Ásia Central.
(http://www.leaoferreira.com/detalhenoticia.php?id=284).