sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Problemas no lixo de Cornélio Procópio/PR

O TCE – Tribunal de Contas do Estado aprovou o relatório da auditoria realizada no município de Cornélio Procópio distante 70 km da cidade de Londrina/PR, o qual mostra que a gestão do lixo é falha e ineficiente.
A fiscalização feita pelo TCEPR ocorreu nos anos de 2011 e 2012 e apurou diversas falhas administrativas públicas e a falta de conscientização ambiental da população.
A análise ocorreu em parceria realizada entre o TCE, estudantes, professores e a UENP – Universidade Estadual do Norte do Paraná.
O principal problema identificado diz respeito à ineficiência do programa de coleta seletiva, o que viola a Política Nacional de Resíduos Sólidos em vigor instituída pela Lei N. 12.305/10.
Ou ponto que merece atenção do poder público diz respeito à educação ambiental da população local, pois é insignificante a separação do lixo, sendo que os caminhões compactam os resíduos sem a separação entre o lixo orgânico e o reciclável.
O exame apontou, ainda, a insalubridade das condições de trabalho dos coletores de resíduos, a insuficiência de equipamentos de proteção individual.
Foram apresentadas cerca de 23 recomendações ao Município, dentre as quais a melhor distribuição das lixeiras, a realização de campanhas de conscientização e combate ao descarte irregular de resíduos.
O TCE deu ao Município um prazo de 60 dias para apresentar um plano de ação que atenda às recomendações feitas.