quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Superfaturamento nas obras do metrô de Salvador

O TCU - Tribunal de Contas da União constatou a existência de indícios de superfaturamento de R$ 166 milhões nas obras de construção do metrô de Salvador/BA.Este valor está 113,7% acima do preço de mercado para este tipo de obra.Esta conclusão decorre da tomada de contas especial instaurada para apurar indícios de irregularidades no contrato firmado entre a CTS - Companhia de Transporte de Salvador e o Consórcio Metrosal.
Entre as irregularidades apontadas pelo TCU que ensejaram o sobrepreço, está, a deficiência do projeto utilizado na licitação, que, por falta de detalhamento, conduziu à ausência de orçamento com o nível de detalhamento necessário. 
Esta irregularidade, ensejou a contratação de obras a preços excessivamente elevados e a um grande número de modificações no projeto original.
O TCU determinou a elaboração de orçamento detalhado por parte da CTS e do Metrosal, com o que deverá averiguar o superfaturamento.
As duas empresas cumpriram a determinação do TCU, mas apenas o orçamento da CTS serviu como referencial de preços. O orçamento da  Metrosal possui diversas inconsistências nos custos e nos quantitativos (Proc. N. 002.588/2009-0).
(http://www.leaoferreira.com/detalhenoticia.php?id=114)