O contrato foi firmado entre a COMPESA - Companhia Pernambucana de Saneamento e um consórcio firmado pelas empresas Foz do Brasil, Grupo Odebrecht e a Lidermac Construções.
Segundo a COMPESA trata-se da maior PPP já assinada no Brasil.
Com o contrato firmado, se pretende elevar o índice de atendimento de saneamento básico de 30% para 90% abrangendo 14 municípios que formam a Região Metropolitana do Recife.
A expectativa é que o objetivo de 90% de saneamento básico seja atingido num período de 12 anos, com a instalação ou recuperação de 9000 km de redes de esgoto.
A nova rede de saneamento deve atingir cerca de 3,7 milhões de pessoas.
A obra deve ter início no prazo máximo de seis meses a contar da data da assinatura do contrato.
Do investimento total, cerca de R$ 3,5 bilhões serão desembolsados pelo consórcio privado, ficando o restante a cargo da COMPESA e do governo de Pernambuco.
Durante a vigência do contrato de 35 anos, o parceiro privado será reembolsado, a partir do terceiro ano da parceria, com até 86,5% das receitas obtidas com a tarifa de esgoto cobrada pela COMPESA, mas o valor do repasse está subordinado ao cumprimento de indicadores de qualidade na operação do sistema e execução de obras de esgoto sanitário.
(http://www.leaoferreira.com/detalhenoticia.php?id=117)