segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Microempreendedor Individual - MEI

Uma pesquisa realizada pelo SEBRAE denominada Perfil do Empreendedor Individual, revela que até 2014 os microempreendedores individuais serão cerca de 4 milhões, com um faturamento de até R$ 5 Mil mensais.
Esta estimativa aponta para 8milhões em 2022, em razão do bom momento vivido pela economia brasileira e em razão dos eventos da Copa do Mundo (2014) e das Olimpíadas (2016).
Microempreendedor individual é o empresário que trabalha por conta própria, com uma renda bruta de até R$ 60mil por ano e com 1 empregado.
O empresário não podeter participação em outra empresa.
Segundo a pesquisa, cerca de metade destes empresários operam o negócio em casa, cerca de 21% em estabelecimento comercial, 18% no domicílio e na empresae 11% na rua.
O estudo revela ainda, as áreas de atuação preferidas do empreendedor individual, no setor do vestuário, serviços para a construção civil, salão de beleza e estética, instalações elétricas, restaurantes, serviços de alimentação e bebidas.
Segundo o estudo divulgado, hoje o país tem cerca de 2,5 milhões de profissionais, com idade entre 25 e 39 anos e ensino médio ou técnico completo.
A maioria dos empresários individuais está nas regiões Sudeste, Norte e Sul, os quais trabalham em casa, nos segmentos de serviços e no comércio.
A motivação para a formalidade decorre do fato do empreendedor ter uma empresa legalizada e assim, poder obter a inscrição no Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas, poder emitir nota fiscal, ter facilitado o acesso a crédito, ter maior facilidade para negociar com outras empresas, buscando um crescimento donegócio.Um dado que representa a realidade do mercado, dá conta que cerca de 46% da força empreendedora é feminina.
O estudo mostra, ainda, que entre as atividades profissionais mais procuradas pelos empreendedores, a de serviços se destaca, como por exemplo: a venda de roupas (10,4%), cabeleireiros (7,3%), lanchonetes (2,9%) e mercearias (2.6%).