quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

O Futuro das Usinas Nucleares

Após o lamentável e evitável acidente nuclear de Fukushima no Japão que trouxe aos noticiários do mundo a preocupação com a produção da energia nuclear, o Governo daquele país aprovou no último dia 31/1/12 um projeto de lei que aumenta a segurança das usinas nucleares.
Pelo projeto aprovado as unidades nucleares de produção de energia teriam uma vida útil limitada há 40 anos, podendo ser ampliado dito prazo por mais 20 anos.
O Japão conta hoje com 54 reatores nucleares que nos próximos anos alcançaram o prazo limite de 40 anos.
Pelo projeto, o governo japonês determinou que as usinas nucleares devem tomar medidas de prevenção para as emissões em massa de substâncias radioativas no meio ambiente em caso de acidente nuclear.Será criada no país, uma nova agência de regulação vinculada ao Ministério do Meio Ambiente para unificar os organismos de segurança nuclear, visto que hoje, a Agência de Segurança Nuclear é vinculada ao Ministério de Comércio, Economia e Indústria, a qual foi muito criticada pelas falhas de supervisão das instalações da usinas nucleares.
O acidente nuclear de Fukushima foi o pior desastre do gênero em 25 anos e terá como conseqüência, a redução gradual da energia atômica no Japão.
Após o desastre do Japão, muitos países estão repensando as suas matrizes nucleares de energia.
De qualquer sorte, o projeto de lei que limita o tempo de atuação das usinas nucleares no Japão deverá ser apresentado ao Parlamento local para votação. Se aprovado será um indicativo de mudança da matriz energética no Japão, o que poderá se irradiar para outros países do mundo.


http://www.leaoferreira.com/detalheartigo.php?id=87