sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

A Usina Hidrelétrica de Teles Pires

O Ministério Público Estadual juntamente com o Ministério Público Federal do Estado do Mato Grosso ingressaram em Juízo postulando a paralisação das obras da usina de Teles Pires localizada no rio de mesmo nome entre os Estados do Pará e Mato Grosso.
Segundo a ação, a Companhia Hidrelétrica Teles Pires não cumpriu um termo de compromisso firmado em Julho do corrente ano com as Cidades que sofrerão os efeitos da obra, o qual visa reduzir e compensar os impactos ambientais.
Por seu turno, as Prefeituras de Alta Floresta e Paranaíta (MT) postularam a inversão de R$ 11 Milhões da Companhia em obras como: a ampliação de um aeroporto, a construção de salas de aula, aterros sanitários e postos de saúde entre outas melhorias regionais o que deveria estar concluído até Março de 2012.
Segundo noticia a aludida ação a empresa não teria cumprido praticamente nada do que prometeu fazer.
Segundo o IBAMA, a empresa obteve a licença de instalação para o início das obras em Agosto do corrente ano na segunda fase do processo de licenciamento ambiental.
A obra faz parte de um conjunto de hidrelétricas planejado para a região pelo Governo Federal orçado em cerca de R$ 2,4 bilhões.
Segundo consta, esta é a terceira ação judicial que trata de irregularidades na instalação da usina de Teles Pires.
Segundo a Companhia Hidrelétrica Teles Pires, ela tem cumprido todas as ações movidas e cumprirá o prazo pactuado. Os projetos compensatórios em face dos danos derivados da obra, segundo a empresa já foram concluídos.