quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Coleta irregular de lixo hospitalar em Palmas/TO




O Ministério Público Estadual - MPE do Tocantins ingressou com uma nova ação civil pública contra a empresa Terra Clean que faz a limpeza urbana, em razão da incapacidade da empresa de efetuar a coleta do lixo hospitalar.
Um vídeo feito pelo MPE mostra a realização da coleta de lixo hospitalar feita em um caminhão comum no Hospital Geral de Palmas – HGP.
Após a compactação do lixo hospitalar no caminhão da Terra Clean, é derramado na rua um líquido contaminante, o que viola os padrões estabelecidos pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária e pelo CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente para este tipo disposição de lixo hospitalar.
O MPE refere a existência de crime ambiental e de crime contra a saúde pública decorrente da coleta irregular de lixo hospitalar feita pela empresa Terra Clean.
Outro aspecto relevante diz respeito a inadequação das roupas dos funcionários da empresa Terra Clean que realizam a coleta do lixo hospitalar.
A empresa Terra Clean informou que vai examinar as imagens apresentadas pelo MPE mas refere que a coleta do lixo hospitalar é feita em caminhão adequado e aprovado pela vigilância sanitária e que os funcionários que realizam a coleta do lixo hospitalar usam equipamentos adequados.