quarta-feira, 4 de setembro de 2013

No Amazonas 92% dos lixões operam ilegalmente

No estado do Amazonas, apenas a capital Manaus possui um aterro sanitário para o recebimento de resíduos.
Segundo um levantamento feito pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável - SDS, no Amazonas, cerca de 92% dos lixões em operação funcionam fora dos padrões ambientais.
Os Municípios brasileiros tem até Agosto/2014 para eliminar os lixões a céu aberto.
A SDS para tentar resolver o problema está promovendo reuniões com os secretários municipais do meio ambiente de todos os municípios do Amazonas para debater o problema, discutindo propostas para resolver o problema.
A resolução do problema do lixo amazonense passa pela educação da população para lidar com o lixo produzido.
A população deve saber separar os tipos de resíduos, deve aprender a não desperdiçar, a não descartar os resíduos  nas ruas e igarapés e etc.
As propostas de adequação à legislação federal de resíduos foram debatidas na 4ª Conferência Estadual de Meio Ambiente, encerrada em 29/08/13, em Manaus, resultando em vinte propostas em quatro vertentes (produção e consumo sustentável, redução de impactos ambientais, geração de emprego e educação ambiental), que serão levadas para discussão na Conferência Nacional a ser realizada em Outubro do corrente ano em Brasília, contribuindo para solucionar o caos ambiental provocado pelo lixo no estado do Amazonas.