terça-feira, 9 de julho de 2013

Em Sergipe 16% dos domicílios tem rede de esgoto

Um dado preocupante relacionado com a rede de esgoto em Sergipe dá conta que apenas 15,7% dos domicílios sergipanos possuem rede de esgoto, segundo o IBGE.
Segundo a DESO - Companhia de Saneamento de Sergipe, as obras para o aumento da rede de esgoto em Aracaju já iniciaram.
No Brasil, cerca de  28,7% dos municípios possuem esgoto tratado.
A destinação destes resíduos de forma inadequada e ilegal além de causar graves danos ao meio ambiente, também compromete a saúde da população.
Segundo os especialistas, o mangue alto e verde é o resultado da contaminação, pois a altura e a cor das plantas do mangue decorre da quantidade de matéria orgânica no solo decorrente do esgoto.
Além disso, a disposição inadequada do esgoto em Sergipe causa  novas erosões, agravando as já existentes, deixando o mangue de exercer as suas funções vitais (servir de berçário para as espécies aquáticas).
Para se ter uma idéia da gravidade do problema em Sergipe, há quatro meses, cerca de Quatro mil peixes foram encontrados mortos no Parque Augusto Franco, na zona sul de Aracaju por conta do despejo de do esgoto dos prédios e empresas próximos ao parque.
Aracaju recebeu em 1914 sua primeira rede de esgoto, que abrange a região do centro da cidade.
A infra-estrutura não seguiu o desenvolvimento do município, especialmente no que se refere à coleta e tratamento adequado do esgoto.
A falta de investimentos no setor acarretará um aumento significativo da despesa pública na área da saúde.
(http://www.leaoferreira.com/detalhenoticia.php?id=166)