sexta-feira, 24 de maio de 2013

Rede de Farmácias multada por descarte irregular de remédios

A rede de farmácias Drogaria Rosário do Distrito Federal foi multada pela AGEFIS - Agência de Fiscalização do Distrito Federal em R$ 15 mil pelo descarte irregular de 450 caixas de medicamentos descartados no lixão da Estrutural encontrados hoje.

A maior parte dos medicamentos jogados no lixão de forma irregular estava com a data de validade vencida.

A rede de farmácias disse em nota que está apurando o ocorrido e que o descarte dos medicamentos da rede segue os padrões de segurança do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde.
Segundo a AGEFIS os medicamentos foram localizados numa área isolada no aterro.

A AGEFIS juntamente com o SLU - Serviço de Limpeza Urbana vão entrar em contato com a ANVS - Agência Nacional de Vigilância Sanitária para que os medicamentos encontrados no lixão tenham o descarte adequado visto que os mesmos são altamente tóxicos e fazem mal à saúde da população e causam a contaminação do meio ambiente.
Para a AGEFIS a rede de farmácias tem responsabilidade compartilhada quanto ao descarte dos medicamentos que vende, que estão vencidos e impróprios para o consumo.

A rede de farmácias deveria ter devolvido os medicamentos descartados irregularmente no lixão para os fabricantes para que eles dêem a destinação correta aos mesmos.