terça-feira, 7 de maio de 2013

Campo Grande/MS recebe lixo hospitalar paulista


O Ministério Público Estadual do MS instaurou Inquérito Civil N. 021/2013 para apurar irregularidades no transporte e destinação final de resíduos de saúde em Campo Grande.

O inquérito visa apurar se o MS está recebendo resíduos de serviços de saúde de outros Estados por empresas sediadas em Campo Grande/MS, bem como apurar a adequação jurídico-ambiental, regularidade do transporte, armazenamento, neutralização e destino final destes resíduos.

Segundo denúncias, a empresa MS Ambiental estaria transportando e depositando irregularmente os resíduos de lixo hospitalar de cidades paulistas no aterro sanitário de Campo Grande/MS.

Segundo o inquérito, o transporte de resíduos hospitalares deve atender aos preceitos normativos do CONAMA e da ANVISA o que não estaria ocorrendo no caso da referida empresa.
Salienta o inquérito que o recebimento de resíduos de outros municípios haverá de reduzir significativamente a vida útil do aterro local.
Além disso, o lixo hospitalar não pode ser depositado em aterro sanitário como lixo doméstico, havendo suspeita de deposito no local de lixo radioativo o que é ilegal.

(http://www.leaoferreira.com/detalhenoticia.php?id=133)