quinta-feira, 30 de junho de 2011

A Sustentabilidade Empresarial

Apesar da preocupação ambiental muito em voga nos dias de hoje, a sustentabilidade não é, ainda, uma prioridade das empresas em geral.
Um levantamento realizado pela KPMG dá conta de que, cerca de 40% das empresas globais não possuem qualquer plano de sustentabilidade implantado.
Pelo levantamento feito, contribuem para a falta de programas de sustentabilidade ambiental no âmbito das empresas dentre outras razões: a falta de financiamentos e a inexistência de um marco regulatório internacional dotado de clareza e rigor pelo qual as empresas possam realizar os seus planejamentos incorporando a variável da sustentabilidade em seus projetos.
Segundo o estudo, cerca de 70% das empresas consultadas não possuem sequer estratégias de sustentabilidade. Destas, a maioria pretende adotar projetos de adequação ao meio ambiente no prazo médio de cinco anos.
A pesquisa denominada “Corporate Sustainability: a progress report” realizada com 378 executivos de diversas empresas dos EUA, Canadá, Ásia Pacífico, Europa, Oriente Médio, África e América Latina, mostrou que apenas 62% das empresas possuem alguma estratégia ligada à sustentabilidade ambiental.
Entre as empresas que não possuem qualquer estratégia ligada à sustentabilidade, cerca de 70% delas esperam implementar alguma estratégia no prazo de 1 a 5 anos.
Preocupante é o dado segundo o qual 25% das empresas consultadas no aludido estudo, sequer referiram algum prazo para implementarem algum projeto ligado à sustentabilidade.
As empresas consultadas justificam a falta de projetos na área verde em razão da: 1) inexistência de um conjunto de métricas e ferramentas padrão para a mensuração e análise do impacto dos programas de sustentabilidade no mundo; 2) a falta de projetos na área e recursos que possibilitem equiparar a sustentabilidade com outros programas operacionais que tenham um retorno sobre o capital investido.
Apesar das deficiências existentes cerca de metade das empresas consultadas pretendem desenvolver ações na área por entenderem que à adoção de programas de sustentabilidade contribuem significativamente para um melhor resultado final, seja pela redução dos custos ou pela maior rentabilidade, pois para 40% das empresas consultadas, a sustentabilidade é uma fonte de inovação e captação de novos negócios.
Todavia, para a implantação de projetos sustentáveis no âmbito empresarial, faz-se necessário a contratação de assessorias especializadas, especialmente na área jurídica.
Outra questão relevante diz com o retorno financeiro dos investimentos feitos no projeto de sustentabilidade da empresa.
Apesar da realidade mostrada no estudo, cremos que a adoção da sustentabilidade ambiental por parte das empresas, representa um processo irreversível, a ser introduzido oportunamente.